terça-feira, 20 de março de 2012

Prefeitura de São Mamede em parceria com instituições realiza I Festa da Agricultura Familiar


feira da agricultura Aconteceu neste último fim de semana em São Mamede a 1º Festa da Agricultura Familiar que a partir das 06:00 horas do sábado (17/03/2012) aberta com as bençãos do Pe. Fabrício Dias Timóteo. 
Os agricultores expuseram e comercializaram seus produtos em barracas especialmente montadas para o evento, dentre eles: hortaliças, frutas, verduras, queijos, doces, artesanato, produtos de origem animal como ovos, carne e mel. 
Ações como essa estreitam os laços do poder público local com a agricultura familiar, visando incentivar essa prática, ação constante da Gestão Executiva Municipal, que atualmente tem à frente o Médico Dr. Francisco das Chagas Lopes de Souza. Além da comercialização de produtos, também aconteceram vários ciclos de palestras e orientações de crédito com técnicos especializados. 
A EMATER, em parceria com a Prefeitura Municipal de São Mamede, realizou uma distribuição de sementes para os agricultores que se fizeram presentes ao evento, abrindo oficialmente os trabalhos sob a coordenação do Prefeito, Dr. Chagas, e do Coordenador Regional da EMATER, Francisco Acácio. 
wxsOs ciclos de palestras realizados nos dois dias tiveram como objetivo discutir, com profissionais da área técnica das empresas públicas ligadas a área rural, os mais diversos problemas enfrentados pelos pequenos produtores rurais: Crédito rural, orientação técnica para produção de hortaliças, frutas e verduras, controle de doenças e pragas com processo de imunização animal, políticas públicas de nível Estadual e Federal de atenção a agricultura familiar, dentre outros. 
Os Programas Municipais mantidos pela Gestão Executiva de atenção a agricultura familiar foram proferidos em palestra pelo Secretário de Agricultura de São Mamede, Genário Soares, tais como: programa de corte e aração de terra, programa de recuperação de poços comunitários rurais, disponibilização de assessoria jurídica, contábil e técnica para as Associações Rurais, recuperação de estradas vicinais e parcerias através de contrapartida e apoio aos Programas Garantia Safra e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). 
Em sua fala, o Prefeito Dr. Chagas enfatizou o esforço, através de sua gestão, que não mede esforços para apoiar a produção da agricultura familiar local, mesmo tendo limitações de recursos a administração sempre teve laços estritos com a pasta da agricultura, através de ações que visam minimizar os problemas enfrentados pela classe, buscando sempre disponibilizar recursos, meios e ações que contemplem o bem estar dos agricultores.
portal saomamede

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS