sábado, 21 de maio de 2016

Repente na Praça: Poetas Populares se apresentam em Mãe d’Água-PB



Cadeiras de Balanço, espreguiçadeiras, tamboretes de madeira e até bancos de plásticos se misturaram ao cenário natural da Praça Antonio Soares, localizada no Centro de Mãe d’Água-PB, que sediou no último sábado, 07, um grande encontro de Poetas Repentistas em mais uma apresentação no interior do estado, do projeto Repente Na Praça, idealizado pelo poeta repentista Jomaci Dantas, 47, e patrocinado pelo Governo Federal através da Lei Rouanet - Lei Federal de Incentivo à Cultura – em parceria com a Prefeitura Municipal de Mãe d’Água-PB.
De acordo com Jomaci Dantas, organizador principal do evento, “O cachê dos cantadores é pago com os recursos do Governo Federal, enquanto que o município entrou com uma contrapartida financeira para o deslocamento, alimentação dos artistas e ainda toda a infraestrutura necessária, como som, preparação do local da apresentação e divulgação local do evento, como por exemplo, carro de som” explicou Dantas.
Durante mais de 02 horas de apresentação, os poetas: Arimarques Bezerra, Jomaci Dantas, Zé Viola, Oliveira de Panelas, João Lídio (cantador mais jovem do Brasil), João Moacir, Raimundo Caetano, Antonio José e Ramon Medeiros (declamador), promoveram um verdadeiro show que incluiu sextilhas, decassílabos, mourão quadrado e desafios, provocando risos e aplausos do publico maravilhado.
O evento foi intermediado pela secretária de Cultura e Desporto do município, Rosana Leão, 36, que considera imprescindíveis apresentações como essa “Principalmente pela vocação que tem nosso município, conhecido por projetar poetas como o grande Romano da Mãe D’água; Edsío Soares (neto de Romano e que aqui foi homenageado), e tantos outros, como o contemporâneo professor Antonio Mota, autor de vários trabalhos literários”, lembrou Rosona Leão. Durante sua mensagem de abertura, a secretária falou da importância da poesia e aproveitou para declamar um dos inúmeros versos do cearense Patativa do Assaré.
“Patativa descontente,
Nessa gaiola cativa,
Embora bem diferente,
Eu também sou patativa.

Linda avezinha pequena,
Temos o mesmo desgosto,
Sofremos a mesma pena,
Embora em sentido oposto.

Meu sofrer e teu penar
Clamam a divina lei.
Tu, presa para cantar,
Eu, preso porque cantei”


De acordo com a prefeita do município, Margarida Fragoso (Margarida Tota) essa foi mais uma oportunidade em que a administração propiciou aos munícipes vivenciar a cultura regional. “Mãe d’Água é um berço da poesia e conhecida internacionalmente pela grande peleja envolvendo nosso Grande Romano Caluete e Inácio da Catingueira, que segundo conta a história, aconteceu na antiga Vila de Patos nos anos de 1870. Por tanto, é mais uma ação para manter viva essa vertente da cultura popular”, disse a prefeita. “Iniciativas como essa do poeta Jomaci Dantas, terão sempre o apoio da nossa administração”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS