Estado
da Paraíba
PREFEITURA
MUNICIPAL DE MÃE D'ÁGUA
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF EDIVALDO JÚNIOR
SOARES DA ROCHA
Projeto
de intervenção da leitura e escrita
Público alvo:
alunos de 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental
Período:5 meses( maio à setembro )JUSTIFICATIVA:
A leitura e a escrita são hoje um dos maiores
desafios das escolas, visto que quando estimulada de forma criativa, possibilita
a descoberta do prazer de ler. A leitura deve
acontecer continuamente com as diferentes formas e objetivos no contexto do
cotidiano, e para que tenha sentido para o educando, tenta-se descrevê-la de
forma sucinta. Para aprender a ler, é preciso interagir com uma variedade de
textos escritos e participar de fato dos atos da leitura. É importante que a
criança receba incentivo e ajuda de leitores experientes para ampliar os seus
objetivos e interesses.
De acordo com os Parâmetros Curriculares
Nacionais (1997, p. 53) leitura é:
Pensando nisso, foi que elaboramos o projeto,
"Nos Caminhos da Alfabetização e do Letramento", visando atacar tais
dificuldades com o objetivo de minimizá-las.
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estar continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando -os a se tornarem sujeitos leitores e escritores.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
Desenvolver a expressão oral e escrita do aluno.
Trabalhar a compreensão textual do aluno.
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual;
Utilizar diferentes linguagens como
meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita.
Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
Ler
e escrever diversos tipos de textos em situações comunicativas específicas;
Levantamento do acervo bibliográfico da escola; ( incluindo material do Projeto T R I L H A S)
Seleção de literaturas infantil e infantojuvenil ( adequada a realidade da turma)
Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas
salas de aula;
Criação das caixas ou baús da leitura;
Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola; (cadastro )
Implantação da Ciranda de livros na escola com o sistema de empréstimos de livros na escola; (cadastro )
Criação de espaços
legal em que os alunos possam estar fazendo as suas colocações a cerca dos livros lidos;
Marcação de
visitas a outras instituições;
Faixa com o tema
do projeto ;
METODOLOGIA
E SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e ações;
Apresentação e abertura
do projeto com os alunos de todas as turmas;
Contração de histórias por pessoas da comunidade local;
Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos e professores;
Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Contração de histórias por pessoas da comunidade local;
Leituras de orais e silenciosas de histórias pelos alunos;
Interpretações orais e escritas de histórias lidas pelos alunos e professores;
Estudos de vocabulários presentes nas histórias lidas pelos alunos;
Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas (fatiados);
Escrita de listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens das histórias lidas;
Realização de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
Escrita e reescrita de palavras frases e textos .
Reflexão sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas dos alunos (apoio do professor);
Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
Realização do Dia
D da leitura e contação de histórias, exposição dos trabalhos na escola com
divulgação dos trabalhos produzidos.
CONTEÚDOS:
• Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
CONTEÚDOS:
• Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais
• Linguagem oral e escrita;
• Interpretação;
• Produção escrita;
• Reflexão de elementos da língua escrita (textos);
• Estudo do vocabulário;
Nenhum comentário:
Postar um comentário