quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Esquema! Sem Tetos de “mentirinha” em Patos


 
O Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal foi criado para atender dois tipos de família que necessita de moradia: aquelas que têm baixo poder aquisitivo para obter moradia e aquelas que têm renda mínima para adquirir uma casa, mas que  necessitam de ajuda para tal. As residências são subsidiadas pelo poder público para garantir o direito constitucional a uma moradia digna. Na cidade de Patos, muitos que receberam casas não se encaixam no perfil exigido pelo Programa para as famílias carentes.
Em alto e bom som várias famílias sem teto que necessitam de moradia, mas que vem sendo esquecidas pelas autoridades, tem denunciado que existe um esquema para beneficiar “sem tetos de mentirinha”. As primeiras denúncias surgiram no Conjunto dos Sapateiros onde apadrinhados políticos receberam casas em detrimento de famílias de fato necessitadas. E agora, há menos de 30 dias da entrega da primeira etapa do Conjunto Vista da Serra, Bairro Monte Castelo, em Patos, flagramos absurdos como casas sendo reformadas para ampliação e proprietários construindo mercadinhos no terreno que sobra das casas.
O líder comunitário Cícero Cirino é um dos que sustenta que algumas famílias ficam de fora tendo necessidade urgente de moradia. Cícero tem sustentado a versão que pessoas continuam sendo beneficiadas quando não se encaixam nos programas governamentais de moradia para famílias carentes.
O esquema no benefício é tão grave que até empregada doméstica de político recebeu casa em troca de abrir mão do seu direito trabalhista ao ser demitida. Se a empregada merece ou não é outra discussão, porém, esse não é o critério de escolha da família que será beneficiada com o PMCMV.
Após os gritos de revolta de verdadeiras famílias sem teto, muitas humilhadas morando de favor ou em casebres espalhados pela cidade de Patos, o Ministério Público – MP decidiu investigar o fato. O problema é que talvez essa investigação não dê as respostas duras que o caso necessita e a morosidade da justiça se faça silenciosa devido à ação do tempo.
Em contato com a Companhia Estadual de Habitação Popular - CEHAP foi dito que 49 famílias que estavam em barraco vizinho ao Conjunto dos Sapateiros foram atendidas pelo Governo do Estado a pedido da Prefeitura Municipal de Patos. Outras que entraram com ação na justiça devido terem sido prejudicadas quando da entrega de casas no Conjunto dos Sapateiros, em média 40 famílias, também foram atendidas na primeira etapa do Conjunto Vista da Serra. Esses casos foram demandas apresentadas pela Prefeitura de Patos. “Algumas pessoas que estão construindo talvez tenham omitido sua renda, pois nas visitas que eu fiz não acho que tenham pessoas em condições de construir. Existem outras pessoas contempladas que não estão no perfil de baixa renda, mas sim na renda superior e que também foram contempladas, pois o Programa não é só para famílias carentes”, disse Auricely Lopes, Assistente Social da CEHAP.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e habitação do Município de Patos, Everaldo Lima, disse que a função da Prefeitura é de entregar o cadastro das famílias que serão contempladas e garantir a infraestrutura para a construção às casas, cabendo a CEHAP o levantamento do perfil das famílias que serão contempladas. “Creio que as pessoas não podem estar fazendo modificações nas casas agora, mas vou me certificar com a Caixa e dou um retorno”, disse Everaldo.

Jozivan Antero – Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS