segunda-feira, 6 de maio de 2013

Começa a campanha da Vacinação contra a febre aftosa



Marenilson e Dr° Zé Tota
Marenilson e Dr° Zé Tota
Foi realizado neste sábado (04), na Fazenda Serrote Agudo, município de Catingueira, a abertura oficial da primeira fase de 2013 da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa.

O evento contou com a participação da Superintendência Federal de Agricultura na Paraíba – SFA/PB, Antônio Hydernon da Silva, o Gerente Executivo da Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, o Secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Marenilson Batista, representantes da EMATER, o Secretário de Agricultura do município de Patos, Sebastião dos Santos Lima, prefeitos da região, agricultores e criadores de gado.

Na oportunidade foram vacinadas 400 cabeças de gado pertencentes ao criador, Dr° Zé Tota, que cedeu o local para a realização do evento.

Antônio Hydernon destacou que todo ano a campanha é realizada no mês de maio com previsão de término para dia 31 do mesmo mês, e que a questão da imunização neste período é necessária por causa da massificação. “Quanto mais rápido vacinar o gado, melhor, para que não haja prejuízo para os estados”, disse.

O Superintendente ainda esclareceu que a meta é tornar o Brasil livre da doença, e que o estado da Paraíba está tranquilo, pois, o governador, Ricardo Coutinho, o Secretário de Agricultura da PB, Marenilson Batista da Silva, e todos os técnicos tem consciência desta ação.

Para a realização da vacina contra a febre aftosa, o Secretário de Agricultura do Município de Patos, Sebastião dos Santos Lima, esclareceu que as farmácias veterinárias de Patos já estão com um grande estoque da vacina e que os criadores devem procurar agilizar a imunização do rebanho. “Ao comprar a vacina o criador recebe a nota fiscal, faz a vacinação e tem o prazo de dez dias para procurar a Defesa Sanitária Animal ou a EMATER de sua cidade para fazer o cadastramento”, explicou.

Ainda de acordo com Sebastião, o cadastramento permite que o produtor circule livremente com o seu rebanho através da Guia de Trânsito Animal (GTA), além de comprar o milho da CONAB e abater o animal. “No matadouro de Patos há uma forte vigilância, pois, estamos com uma equipe de veterinários cobrando na entrada a GTA, documento que facilita a circulação dos animais intra e interestadual.

Já o Gerente Executivo da Defesa Agropecuária da Paraíba, Rubens Tadeu, explicou que o estado da Paraíba vem seguindo todos os passos designados pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e Ministério da Agricultura para alcançar o novo estatus livre de aftosa com vacinação. Ele explicou que a segunda etapa da campanha 2012 que deveria ter ocorrido em novembro não foi possível ser realizada devido os efeitos da estiagem; e que nesta etapa o principal parceiro, o produtor, deve ter a consciência de imunizar todo o rebanho. “Se o principal parceiro não colabora conosco, não vamos alcançar o objetivo que é também facilitar o trabalho dentro do estado”, afirmou.

A vacinação é obrigatória a todo o bovino (bois e vacas) e bubalinos, com previsão de imunização para 1,4 milhão de animais, sendo 1,2 milhão de bovinos e os demais bubalinos. O criador de gado e proprietário da Fazenda Serrote Agudo, Dr° Zé Tota, disse que todos os anos vacina seus animais e que todo produtor deve entender que o rebanho só pode ser melhorado com a vacinação.

A vacina contra a febre aftosa tem uma conservação de 2°C a 8°C e pode ser conservada em uma caixa de isopor com bastante gelo. A dose tem 5 ml e é aplicada na região do pescoço.

Acilene Candeia/maispatos.com


Leia mais: http://www.maispatos.com/noticias/cidades/febre-aftosa-a4081.html#ixzz2SX6qUHKM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS