quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

EMEF EDVALDO JUNIOR SOARES ROCHA PROMOVE SEMANA CONCIENCIA NEGRA


Obedecendo a temática estabelecida pela Secretaria de Educação do Município de Mãe d’Água-PB, professores e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Junior Soares da Rocha – EMEFJSR – encerram no último dia 23.11 as atividades alusivas a Semana da Consciência Negra, que teve seu dia comemorado no último dia 20 de Novembro. Durante 20 dias os alunos participaram de várias atividades inseridas no projeto “Consciência Negra: Educação não tem cor”, elaborado com o apoio da SME e coordenado pela supervisora educacional, Maria aparecida da Silva Cabral, 43. De acordo com a educadora, os alunos da EJA – Escola de Jovens e Adultos, organizados pela professora Iracema Medeiros, também participaram dessas atividades que constaram desde encenações teatrais, até danças, músicas, jograis e poesias.

“Ao tempo em que cumprimos a determinação da lei 11.645 de 10 de março de 2008, que versa sobre a inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena, nós provocamos nos alunos e na sociedade maedaguense o despertar para essa questão que é a discriminação e a intolerância racial, que mesmo num país miscigenado como o Brasil, ainda existe em pleno século XXI.” Destacou Aparecida. Ela acrescentou dizendo que “A programação atingiu seu objetivo, uma vez que a mensagem inserida no seu contexto, que foi de enfrentar a discriminação racial evitando as diferenças, foi repassada com êxito para o alunado.” Finalizou.

De acordo com José Ailton Ferreira dos Santos, diretor da escola, parte das atividades foram desenvolvidas no Clube Municipal com a participação dos pais dos alunos. Segundo ele, outros temas debatidos pela comunidade negra, ganharam evidência na semana, a exemplo da inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, dentre outro. “Podemos dizer que fechamos o ano letivo com chave de ouro, visto a imensa importância que tem essa matéria.” Comemorou Ailton. “Queremos aproveitar para desejar aos docentes e discentes da nossa unidade de educação e de toda a rede, boas festas e feliz ano novo. Que a gente possa iniciar um ano letivo de 2013 de alma renovada e assim poder cumprir com prazer essa árdua, mas gratificante arte que é lecionar.” Finalizou.

Equipe

Além da supervisora Educacional Maria Aparecida da Silva Cabral, o programa “Consciência negra: educação não tem cor” integraram a equipe pedagógica responsável pela sua aplicação, os professores: Horiana de Lucena Campos, Iracema Medeiros, Izanice Maria de Lucena, Joana Camboim, José Tiago, Jucinete de Sousa, Lidiana Medeiros, Regiane Dias, Rosângela dos Santos, Vanderlita Araújo e Vera Lúcia.

Sinopse

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.

A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro, em 1594.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS