quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER




A prefeitura Municipal de Mãe d’Água – PMND-PB, através da Secretaria Municipal de Assistência Social – SMAS e Secretaria Municipal de Saúde – SMS - promoveram de 19 a 23 de novembro a Semana de Combate a Violência Contra a Mulher. O evento foi encerrado nesta sexta feira, 23, com uma palestra proferida pela perita do IPC – Instituto de Polícia Científica; ex-delegada da Delegacia da Mulher de Patos-PB, e atual Secretária Executiva de Políticas Públicas para Mulheres daquele município, Drª Joana Darc Barbosa, cujo tema foi “Violência Contra a mulher e os Direitos Humanos”, ministrada no auditório Professora Lucinda Justos.

 

Diante de um público, em sua maioria feminino, Joana Darc destacou os números preocupantes de casos de violência contra a mulher no Estado da Paraíba, e enfatizou a importância das campanhas de conscientização dirigidas especialmente ao o público masculino, que objetiva reduzir esses índices. “Segundo dados da Secretaria do Estado do Desenvolvimento Social, somente até outubro desse ano foram registrados 121 homicídios contra mulheres. Desses, 45 somente na capital. Contudo, quando somados outros tipos de violência, como agressões físicas (cometidos geralmente por namorados e companheiros), estupro, assédio, e tantos outros, esse número cresce assustadoramente.” Lamentou Darc, enfatizando a importância de atividades como as que foram promovidas pelas secretarias de Assistência Social e de Saúde do Município de Mãe d’Água.

As atividades da Semana de Combate a Violência Contra a Mulher no município de Mãe d’Água tiveram início na segunda feira, 19, com uma equipe formada por servidores das duas secretarias, visitando as escolas do município e fazendo panfletagem da programação, que se seguiu na terça, 20. Na quarta feira, 21, foi realizada uma palestra com o mastologista Dr. Thiago Pereira Alencar, que abordou o tema: “Câncer de Mama”. O evento também aconteceu no auditório Lucinda Justo, e durante sua dissertação o médico falou da anatomia da mama e a da importância da prevenção feita a partir do auto exame.

 

O mastologista também incentivou as mulheres a procurarem os PSFs e solicitarem o exame de mamografia que pode ser realizado na Maternidade Dr. Peregrino Filho, em Patos-PB. A Unidade Estadual de Saúde disponibiliza uma média de 500 exames/mês, mas antes ele deve ser agendado junto à 6ª GRS – Gerencia Regional de Saúde, em Patos.

 

A secretária de saúde de Mãe D’Água, Maria da Glória Leite, 32, lembrou que sua pasta já vem conscientizando as mulheres para a importância desse exame, e que já existe uma demanda agendada. De acordo com Glória, cerca de 400 mulheres têm idade para a mamografia e cerca de 100 já fizeram. “O município garante o transporte e uma técnica de enfermagem para acompanhá-las até a Maternidade, dando maior segurança e confiança a elas”, explicou Glória.

 

O acompanhamento dos casos também é feito pela Secretaria de Assistência Social. De acordo com Silvia Canuto, 31, responsável pela pasta, “Felizmente nós só temos um único caso de câncer de mama no município e a paciente recebe toda a atenção devida, não somente da Assistência Social, mas principalmente da Secretaria de Saúde.” Explicou Canuto. Ela informou também que o seminário foi encerrado com o sorteio de camisetas da campanha e que as atividades se estenderam até o dia 28 com a realização de um evento promovido pelo CREAS direcionado aos idosos do Grupo Renascer.

 

A programação relacionada ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, comemorado no dia 25, teve ainda a capacitação de profissionais sobre o atendimento à mulher violentada, realizada no dia 30 com a participação do advogado Dr. João Paulo, que repassou para os presentes noções básicas da lei 11.340, que ficou conhecida como lei Maria da Penha. “Essas pessoas são as primeiras a receberem as vítimas de violência, e elas precisam estar aptas para essa abordagem que requer uma série de cuidados, que passam não só necessariamente por conhecimentos em saúde, mas também jurídicos. Inclusive o que garante o sigilo da identidade das vítimas”. Acrescentou Dr. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS