quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

MTS interditou trecho da BR361, entre Catingueira e Olho D\'Água


Trabalhadores do MST ocuparam na manhã desta quarta-feira (12) quase todas BRs e rodovias estaduais que rasgam a Paraíba em protesto pela falta de agilidade na aplicação da Reforma Agrária.
Os mais de quatro mil sem terra acampados e assentados foram mobilizados para denunciar o Governo Federal e o Governo Estadual pelo não cumprimento de acordos e pela ausência de políticas públicas para as famílias trabalhadoras do campo, especificamente as do Movimento do Sem Terra.

No litoral foi fechada a BR 101; na Borborema a BR 104; no Cariri a BR 230 na entrada de Assunção; no Curimatau a PB 105 sentido a Arara; no Sertão a BR 230 nas Várzeas de Sousa; e, em Juazeiro, a BR 361 entre Catingueira e Olho D'àgua.

No Brasil, segundo os manifestantes são mais de cinco milhões de agricultores sem-terra que se abrigam em precários acampamentos à beira de estradas ou habitam assentamentos com baixo índice de produtividade. Os dados do INCRA apontam que o governo assentou 10.815 famílias neste ano. Esse é o número mais baixo registrado neste mesmo período em dez anos e representa apenas 36% da meta estabelecida para 2012, de 30 mil famílias.

Em 2012, na Paraíba, de todos os movimentos foram assentadas somente 112 famílias, enquanto 4.000 famílias continuam acampadas há anos, esperando por um pedaço de terra para plantar. Das 06 vistorias de terra prometidas para a Paraíba somente 01 foi realizada. Além de não fazer novos Assentamentos, o Governo Federal vem desmontando o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), dificultando o acesso a crédito e projetos de infraestrutura e obtenção de terras.

Juliane Carneiro, Dirigente Nacional do MST da Paraíba, afirma "Estamos fechando as BRs para chamar a atenção da sociedade para os desafios da Reforma Agrária no Brasil e na Paraíba. O governo federal alega que, antes de abrir novos assentamentos, deseja melhorar os já existentes. Isso é um verdadeiro absurdo! Sucateia o INCRA, não avança nas políticas para os assentamentos e ainda não cumpriu nem com a metade da meta estabelecida para assentar as famílias acampadas nesse ano."

Na Educação, há um total descaso com a Alfabetização de Adultos, pois, mesmo com o financiamento do Governo Federal, não foi oferecida sequer uma hora de capacitação para os Alfabetizadores. Nenhuma parede foi levantada para a construção das Escolas do Campo.

Paulo Sérgio, Dirigente Nacional da MST da Paraíba, concluiu: "A mobilização é para denunciar que a Reforma Agrária está parada e para cobrar os nossos direitos. O ano de 2013 será de grandes mobilizações. Nesses 28 anos de vida o movimento aprendeu que só a luta e o povo em movimento traz as conquistas que desejamos!"
DSC_3277
DSC_3272
DSC_3283
DSC_3280
DSC_3286

Fonte: CatingueiraOnline com assessoria do MST


Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS