domingo, 16 de dezembro de 2012

Meteorologista diz que cenário para as chuvas do semiárido nordestino em 2013 volta a piorar


O físico e meteorologista Rodrigo Cézar Limeira disse hoje (15), que a situação para as chuvas no interior do nordeste voltou a piorar, dessa forma, a situação que melhorou entre os dias 20 do mês passado e 05 deste mês piorou novamente. Segundo Rodrigo, tal fato se deve ao Oceano Atlântico Sul que voltou a esfriar na costa do Maranhão, Piauí e Ceará.

Entre os dias 20 de Novembro e 05 de Dezembro o referido oceano vinha aquecendo na costa dos citados estados, e já estava com temperatura entre 0,5°C e 1°C acima da média, entretanto, após o dia 05 de Dezembro, houve um retrocesso, e naquela área o Atlântico esfriou disse Rodrigo.

Conforme afirmou Rodrigo Cézar Limeira, nesta época do ano o Atlântico Sul na referida área já era para estar mais quente, e, além disso, não deveria se resfriar, sendo que seu aquecimento deveria persistir e aumentar gradualmente assim como ocorre em anos que tendam a ser normais ou chuvosos.

Isso é muito ruim, é um sinal que as correntes marítimas estão atuando de forma irregular e que a mudança climática ocorrida no Oceano Atlântico Sul que provocou a grande seca de 2012 ainda persiste, finaliza Rodrigo.

Rodrigo disse que a cada semana, a probabilidade de seca na região aumenta um pouco e que caso o cenário não mude logo “2013 poderá ser um ano de muito sol e pouca chuva no semiárido nordestino”. Outro aspecto negativo é o fato do Oceano Pacífico está neutro, pois se uma La Niña estivesse configurada poderia ter chovido em Outubro e Novembro, fato verificado em Outubro de 2010 e Outubro e Novembro de 2011 quando persistiam as condições de La Niña no Pacífico Central, tal fato poderia amenizar a seca na região.

O especialista afirmou que o atlântico Sul esquenta primeiro na costa do Maranhão, Piauí e Ceará, sendo assim as chuvas ocorrem primeiro nessas áreas, posteriormente quando o Atlântico Sul aquece na costa do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, período de Fevereiro a Maio, ocorre o período chuvoso do interior desses três estados.

Rodrigo afirmou que está chovendo abaixo da média no norte do Maranhão, Piauí e Ceará, e que tal fato é um péssimo indicativo para as chuvas no interior da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Ainda de acordo com o estudioso, só choverá bem especificamente no interior da Paraíba em 2013, se no período de Fevereiro a Maio o Atlântico Sul atingir aquecimento que varie entre pelo menos 1°C e 1,5°C acima da média histórica.

Rodrigo Cézar Limeira é formado em Física e em Meteorologia e tem Mestrado em Meteorologia. Atualmente é físico e coordenador do Espaço Energia (museu de eletricidade da Energisa) na Cidade de Sousa/PB.



Patosonline.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RUA HERNESTO VIEIRA 07 CENTRO MAE DAGUA PARAIBA ANTONIONSOUZA@HOTMAIL.COM FONES/083/81027295/81090874 filmagem digital locação data show,FOTOS PARA TODOS TIPOS DE EVENTOS